- Área: 1450 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Philippe Ruault
Descrição enviada pela equipe de projeto. O centro de cuidados infantis Giraffe está localizado no bloco C1 no distrito de Seguin Rives de Seine em Boulogne-Billancourt, uma área suburbana de Paris. O programa abriga um centro de cuidados infantis com 60 leitos e 20 vagas para creches diurnas. O edifício foi premiado com o rótulo verde "zéro Energie Effinergie". Ele está localizado próximo à torre "Horizons", de Jean Nouvel, na junção entre o bairro "Vieux pont de Sèvres", construído na década de 70, e da nova área chamada de "le Trapeze". A alta densidade desta área dá-lhe um horizonte vigoroso.
Para ser integrado à esta paisagem urbana especial, o edifício é composto por três camadas. Cada um dos playgrounds virados para sul está em continuidade com os espaços interiores e é identificado por uma escultura de concreto de um animal única. Vista das torres vizinhas, a seqüência regular de terraços oferece uma « quinta fachada » real para o bairro.
As fachadas do edifício são feitas de ferro ondulado branco que fornece um fundo mínimo para as esculturas de animais selvagens. A idéia é animar a paisagem urbana usando a imaginação de uma criança. Os animais selvagens apropriam o espaço; uma girafa parece estar tranquilamente comendo as folhas das árvores do parque vizinho, um urso polar tenta subir pelas escadas, enquanto uma família de joaninhas sobe a fachada em uma tentativa de alcançar o pátio interno .
Arquitetura se transforma em contação de histórias. O edifício muda sua identidade e torna-se uma paisagem em seu próprio direito, uma metáfora para a selva urbana. Os animais e as árvores vinculam o edifício à natureza e movimento. A girafa tornou-se um banner para a creche, uma vez que é visível nos arredores de todos os ângulos. Nós caminhamos através de suas pernas para entrar no edifício. Através de sua forma afável, as esculturas de animais nos convidam a viver nossos sonhos. Estas esculturas lúdicas e de sonho introduzem um pouco de fantasia para a vida rotineira da cidade, a fim de inspirar nossas vidas com um pouco de poesia.